Jacqueline Flores
- Redação Pauta Literária
- há 2 dias
- 3 min de leitura


Escrevi essa história (A joaninha e a menininha) em uma madrugada difícil e angustiante. [...] Quando finalizei o livro, o que havia de ruim já tinha se dissipado e a paz estava de volta. Isso confirma o que dizem popularmente, há muitos anos: a arte nos salva dos momentos difíceis.

Imagine estar com um gatinho travesso que adora brincar onde não se deve brincar, se tornar o(a) melhor(a) amigo(a) de uma joaninha e receber suas visitas todos os dias, e poder vivenciar uma das épocas mais legais do ano distribuindo alegria entre as pessoas? É isso o que os pequenos leitores encontram lendo os livros infantis ilustrados da autora Jacqueline Flores: "O gatinho Flip-flop", "A joaninha e a menininha" e "Nesta Noite de Natal". Os livros também estão disponíveis em inglês.
Natural do interior de São Paulo, Jacqueline Flores nasceu em 1987 e desde pequena, gosta de criar suas próprias histórias.
O Pauta Literária conversa com a autora hoje.
1. Como e quando surgiu sua relação com a escrita?
Jacqueline Flores: Na escola, logo na primeira série do ensino fundamental. Eu já era uma criança criativa e aprender a escrever fluidamente me permitiu colocar minhas histórias no papel. Minhas aulas preferidas eram de redação e eu sempre recebia elogios das professoras pelas histórias que criava.
2. O que motivou a criação do seu livro mais recente?
Jacqueline Flores: O meu livro mais recente, não sazonal, é "A joaninha e a menininha". Minha inspiração foram as visitas constantes que eu recebo de joaninhas em minha casa. Elas costumam entrar pela janela do quarto e parecem apreciar o cheirinho gostoso do amaciante de roupas nas roupas de cama, além dos perfumes de uso pessoal que utilizamos diariamente, pois acabam voando por toda a casa e nos seguindo pelos cômodos.
3. Sobre o que é a obra e que tipo de leitor ela pretende alcançar?
Jacqueline Flores: Trata-se de uma história infantil ilustrada que narra o início da amizade entre uma joaninha e uma menininha. É destinada a crianças de 3 a 8 anos, para leitura independente, compartilhada e também pode ser usada em contação de histórias, e atividades em sala de aula.
4. Há alguma mensagem ou reflexão central do livro que você gostaria que o leitor levasse consigo?
Jacqueline Flores: Os momentos que valem a pena ser vividos são aqueles singelos.
5. Quais foram os principais desafios enfrentados durante a criação do livro?
Jacqueline Flores: Escrevi essa história em uma madrugada difícil e angustiante. Enquanto escrevia o texto, eu já podia visualizar na mente como desejava as ilustrações e a diagramação. Amanheci trabalhando na montagem do livro. Como trabalho como webdesigner e designer gráfico há mais de vinte anos, isso foi espontâneo para mim. Quando finalizei o livro, o que havia de ruim já tinha se dissipado e a paz estava de volta. Isso confirma o que dizem popularmente, há muitos anos: a arte nos salva dos momentos difíceis.
6. Quais autores, livros ou experiências influenciaram sua escrita?
Jacqueline Flores: Eu me inspiro na observação da vida cotidiana. Escrevo sobre tudo o que me toca. Meu escritor de formação foi Ganymédes José, um autor de livros infantojuvenis muito lido e conhecido nas décadas de 80 e 90 no Brasil. Os livros dele me mostraram a beleza do singelo e que até coisas tristes de serem vistas têm relevância para serem contadas.
7. O que você considera mais importante na sua trajetória como escritor(a) até agora?
Jacqueline Flores: Dividir sentimentos com os leitores e vê-los sorrir com alguma das minhas histórias.
8. Que conselho deixaria para quem deseja começar a escrever ou publicar um livro?
Jacqueline Flores: Um escritor deve escrever sobre o que conhece, sobre aquilo que sabe. Isso traz identidade e originalidade ao seu trabalho. Publicar um livro é compartilhar um pouco de si constantemente. É um trabalho contínuo de aprimoramento e divulgação, onde você é o principal produtor e vendedor do seu produto.
Siga a autora no Instagram:
Onde comprar os livros da autora Jacqueline Flores
O gatinho Flip-flop - 25 páginas
Faixa etária indicada: 0 a 5 anos
Disponível na Amazon e no Kindle Unlimited
A joaninha e a menininha - 37 páginas
Faixa etária indicada: 3 a 8 anos
Disponível na Amazon e no Kindle Unlimited
Nesta Noite de Natal - 27 páginas
Faixa etária indicada: 5 a 10 anos
Disponível na Amazon e no Kindle Unlimited






